O Açaí

 

A Amazônia Brasileira recobre uma região imensa em que a economia baseia-se na extração de minerais, produtos vegetais (a borracha, a castanha-do-brasil, a cana-de-açúcar e a madeira) e na criação extensiva de gado. O açaizeiro, Euterpe Oleracea, se encontra em toda bacia amazônica, sendo particularmente abundante na sua parte oriental. No estado do Pará, o açaizeiro predomina no estuário do rio Amazonas, principalmente em solos de várzea, mas também em terra firme e de igapó.

Açaizeiro

O açaizeiro é a palmeira mais produtiva deste ecossistema. Seus dois principais produtos, que podem ser explorados simultâneos e racionalmente, são o palmito e os frutos. A produção de palmito é principalmente exportada do Estado do Pará. Já os frutos são amplamente comercializados, em nível regional e nacional, pela produção de uma bebida chamada “açaí”, cujo consumo cresce a cada dia.

 

A cor roxa avermelhada muito pronunciada é típica do açaí preto. Esta cor se deve à presença de pigmentos naturais chamados de antocianinas e pertencentes à família dos flavonoides. Já que estes pigmentos apresentam inúmeras propriedades vantajosas para a saúde do consumidor, como por exemplo, favorecem uma melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra a arteriosclerose (acúmulo de lipídios nas veias) e que o teor em antocianinas no açaí é muito importante e constitui um critério de qualidade dos frutos e da bebida.

 

O açaí é um alimento muito rico e energético, pois contêm em sua composição, lipídios, fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Podemos dizer que o açaí é um dos frutos mais nutritivos da Amazônia, ao lado da castanha-do-brasil.

 

bons motivos

Corpo2

ONDE NOS ENCONTRAR?

FÁBRICA

LANCHONETE